Ouvidoria da Câmara

Você está em:

Inicial / Notícias

Notícias

Serasa dá dicas de como gastar no Dia das Crianças sem se endividar

Decisões devem ser tomadas em família, incluindo as crianças. Em caso de o presente ser caro, tente transferi-lo para o Natal.

Com a chegada do Dia das Crianças, a correria pode fazer com que o consumidor compre sem planejamento e cometa extravagâncias, estourando o orçamento. Mas é possível fazer uma escolha mais consciente e segura, sem deixar de agradar a criançada, segundo o  superintendente de Serviços ao Consumidor da Serasa Experian, Júlio Leandro. Ele recomenda cautela em meio ao atual cenário econômico com inflação e juros elevados, que acabam diminuindo o poder de compra. Os consumidores endividados não devem se descuidar gastando mais do que podem na data comemorativa, aconselha. A Serasa aconselha que, antes de ir às compras, seja verificado o quanto pode ser gasto, levando em conta as dívidas pendentes e os gastos do futuro. Além disso, as decisões devem ser tomadas em família. Inclusive as crianças devem saber a real situação financeira da casa. Assim, é possível chegar a um valor de presente que agrade a todos. Os preços devem ser pesquisados e pechinchados. Atenção especial deve ser dada aos preços dos brinquedos e eletroeletrônicos, cuja maioria possui componentes importados e, com a variação do dólar, podem ter ficado mais caros. O mesmo produto deve ser pesquisado em lugares diferentes, pois algumas lojas podem ter estoques antigos e oferecer um preço mais baixo. A criatividade pode ser usada para fazer em casa um presente para a criança. Uma dica é reciclar os materiais disponíveis em casa. O consumidor deve ter cuidado com parcelamentos para não comprometer ainda mais a renda, já que o fim do ano está próximo e, neste período, os gastos aumentam ainda mais. A Serasa recomenda fazer o pagamento à vista ou dar uma parte maior de entrada. Em caso de a criança pedir um presente caro, veja se é possivel transferi-lo para o final do ano, quando a renda está mais esticada, com 13º salário e bônus. Em último caso, cogite a possibilidade de o presente valer para as duas datas. As despesas realizadas com cartão de crédito devem ser controladas. A Serasa informa que o pagamento integral da fatura é a melhor saída, evitando o rotativo do cartão. As compras pela internet exigem atenção redobrada, principalmente com preços e ofertas mirabolantes, prazo de entrega e forma de pagamento que o site oferece. Consumidor inadimplente deve buscar a renegociação com seus credores antes de fazer novas compras.

24

14

Parcialmente Nublado

Acompanhe a Rádio da Camara

16, de Março de 2020

Sessão Ordinária 16/03/2020 |


Palavra do
Presidente



Minha saudação população Amperense que mais uma vez confiou em mim essa tarefa de representa-los como vereador, e me sinto feliz por estar presidente desta casa de leis juntamente com os demais membros dessa da Mesa Diretora para o biênio 2021/2022. Temos a plena convicção que faremos o possível para desempenhar a altura esta função perante a sociedade Amperense.

Essa casa vive um momento ímpar na sua trajetória, pois contamos hoje com um debate mais consistente, dinâmico, e, isso engrandece nossos trabalhos e melhoram os ânimos e entendimentos sobre as questões amplas de nosso povo. Esperamos ansiosamente que essa casa possa evoluir muito mais nesses anos da legislatura atual, pois é isso o que o povo de Ampére espera. Não uma evolução apenas de discursos, mais também de práticas efetivas que possam de fato se transformar em benefícios para nossa população.

É notório na atualidade a difícil tarefa que o Poder Legislativo possui, e, cabe a nós divulgar para o povo nossa verdadeira missão que é a de fiscalizar, debater, discutir e criar leis, ou seja, legislar para aqueles e com foco principal naqueles que nos garantiram essa prerrogativa. Afinal o poder emana do povo e para o povo deve retornar. Munidos desse pensamento, devemos legislar para o atendimento das necessidades de nosso povo e para a melhoria e crescimento de nossa cidade. Somos vereadores do povo; de todos, sem distinção de raça, credo, partido ou classe social.

Sei que é difícil a tarefa incumbida a nós nesses dois anos, mais tenho certeza que juntos podemos fazer diferente. Vivemos em nosso país um momento histórico que mostra isso, e, nós podemos sim fazer diferente e, esse diferente precisa ser realizado da melhor forma que pudermos e com a qualidade que é exigida. A minha ânsia e luta em ver essas transformações se concretizarem.

No sentido da vivencia política, cito o pensador libanês (Gibran Khalil Gibran) quando diz “Aprendi o silencio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores”.

É de honestidade, transparência e união que precisamos para fazer sempre o nosso melhor para a sociedade. Vamos à luta! Que Deus nos abençoe. Um grande abraços a todos.

 

Att,

Vereador Irio Barbieri

 

— Irio Barbieri
Presidente da Câmara Municipal de Ampére